LIGO O CHUVEIRO… A ILUMINAÇÃO CAI!

Publicado: 23 de janeiro de 2013 em SEGURANÇA EM ELÉTRICA

aaa Porque ao ligar o chuveiro a iluminação "baixa"? aaa

CHUVEIRO

Isso acontece basicamente quando a instalação elétrica foi mal projetada, ou está sobrecarregada.

Os cabos elétricos, dependendo da sua secção (mais grosso ou mais fino), suportam certo nível de corrente elétrica circulando por ele. Cabos com seção maior (mais grossos) suportam mais corrente. Assim, se um cabo foi mal dimensionado, e utiliza-se um equipamento de maior potência, podemos perceber visualmente na iluminação uma "baixa", é o que chamamos queda de tensão elétrica.

 

Lembrando que os chuveiros modernos são muito mais potentes que os antigos, antes o máximo era 2500 watts, atualmente temos de até 10.000 watts. 

Por outro lado, sua instalação pode ter sido bem projetada, porém com o tempo foi-se adquirindo mais equipamentos elétricos, e a instalação não suporta mais.

Nos dois casos sugerimos chamar um profissional de eletricidade, pois sua instalação está, no mínimo, com 02 problemas:

1 Maior consumo de energia. Quando cabos elétricos estão sobrecarregados eles aquecem, quando aquecem desperdiçam energia.

2 – A segurança de sua instalação está ameaçada. Quando cabos elétricos aquecem, seu isolamento elétrico é prejudicado, levando a dois problemas: incêndios e acidentes.

AAA LEG

 

aaa_thumb2 WCHRISTIAN ELETROTÉCNICA aaa_thumb2[4]

AUTOMAÇÕES

WCHRISTIAN GIF

 

SERVIÇOS ELÉTRICOS

Qualidade de energia e consultoria em economia de energia (ISO 50001)

.

Sempre respaldando nosso trabalho nas normas regulamentadoras.

lmpadapisca

CONTATO: 21 9793-6116 CADASTRE-SE E RECEBA NOVAS POSTAGENS

TWITTER – @tonchristian

[tweetmeme only_single=”false”]
Anúncios
comentários
  1. Rafael Barboza Carreiro disse:

    Muito obrigadi pelas dicas…sempre ajudam muito…

  2. Ricardo disse:

    UM problema em as luzes ficam fortes e as tomadas fracas e o chuveiro não liga , oque está acontecendo?

  3. claudio disse:

    ola boa noite..sou o claudio então se a rede esta sobrecarregada oque eu tenho que fazer e abri um novo ponto e deixa esse de lado..??

  4. Anônimo disse:

    Minha casa quando ligo alguma coisa tipo uma furadeira baixa a tensão um pouco, mas quando ligo o chuveiro a energia baixa quase toda. Ah o dijuntor é de 40 no padrão. O que devo fazer? Emerson.

    • WCHRISTIAN disse:

      Bom dia,
      Pense sua rede de energia como se fosse de água, se tiver tubulação finas ou mal calculadas (interligadas), e no chuveiro máquinas e motores como uma bombas, quando acionadas sugam a(s) rede(s), fazendo com que outros eletro/eletrônicos fiquem com uma insuficiência energética (baixa tensão)!
      Por isso, eles devem ter um circuito individual e com cabos/fios calculados de acordo com sua tensão e potência

  5. raick disse:

    oi aqui e o raick da rtf eletrica aqui de sertaozinho sp mais se o padrao for antigo nao pode se sobrecaregar tambem

  6. Junior disse:

    Muito obrigado, agora sim sei realmente qual e o problema e o que devo fazer… tudo de bom pra vcs, valeu pela ajuda. Um abração. Jr

  7. Junior disse:

    Ola sou junior e tenho um problema com a energia de onde eu moro. a tensão é 127v, tem 3 dijuntores para separar luzes de tomadas e de chuveiro, porem quando a geladeira começa a funcionar a luz dela e da casa baixa, e quando ela esta em funcionamento o microondas não aquece nada… um problema existe mais não sei o qual, agradeço se puderem me ajudar, os cabos são de 2.5… me disseram que não seriam eles o causador do problema, pode ser ligação trocada terra em vez de neutro. Desde já agradeço, um abração

    • Oi Junior,
      Bom para início de conversa, só o chuveiro precisa de, no mínimo, um condutor de 4 mm, O circuito do mesmo deve ser individual e o alimentador principal deve ter capacidade de suprir energia a todos os equipamentos.
      Você tem um microondas que deve ter um circuito individual também… Logo precisaria (estimativa) Um alimentador de 16 mm, chegando no quadro disjuntor de 40 para chuveiro, 15 para micro, 10 para cada cômodo, e todo equipamento com mais de 1000 watts aumenta 1,5 mm no alimentador e circuito individual para ele!

      Sorte sua não pego fogo ou queimado nenhum eletrodoméstico!

  8. Sérgio Braga disse:

    Minha energia cai quando ligo o chuveiro, percebo que ele aquece bem menos do que na casa de outras pessoas e de vez em quando ele queima os contatos com os fios elétricos.
    A instalação é antiga, mas tenho poucos eletrodomésticos. Se eu simplesmente colocar outro par de fios em conjunto com o que tenho em vez de comprar um mais grosso vou resolver o problema?

    Sérgio Braga

    • A instalação do chuveiro deve ser individual, caso não tenha quadro de luz, faça um circuito do medidor até o mesmo e ponha próximo ao ele uma caixa de tomada e disjuntor para garantir a segurança… Mas nunca ligue-o a outra rede, o rico de incêndio é enorme, como queima os contatos, esses curtos podem ocasionar uma queima geral!

  9. josé paulo de campos disse:

    agradeço a voces foram uteis para mim,

GOSTOU? COMENTE!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s