CHOQUE ELÉTRICO (Manutenção e economia)

Publicado: 23 de janeiro de 2013 em SEGURANÇA EM ELÉTRICA

aaa Choque elétricoaaa

energia 

Quem já não tomou um choque elétrico, é uma sensação perturbadora, não é?

Pois bem, o choque é a passagem da corrente elétrica pelo nosso corpo.

Como se sabe, a corrente elétrica circula de um ponto com maior potencial de energia para um menor, buscando o equilíbrio.

Quando encostamos em um equipamento desencapado e estamos descalçados, a corrente circula do ponto em questão em direção ao chão, ou tocamos em dois pontos de um circuito elétrico (fio positivo e negativo por exemplo), a energia continua o circuito através do nosso corpo. Em outras palavras, nosso corpo, nesses casos, serve de condutor para a corrente elétrica fazer seu percurso.

 choque_eletrico

Choque elétrico é o conjunto de perturbações de natureza e efeitos diversos, que se manifestam no organismo humano ou animal, quando este é percorrido por corrente elétrica. As manifestações relativas ao choque elétrico dependendo das condições e intensidade da corrente, podem ser desde uma ligeira contração superficial até uma violenta contração muscular que pode provocar a morte.

Os tipos mais prováveis e perigosos de choque elétrico são aqueles que a corrente elétrica circula da palma de uma das mãos à palma da outra mão (passa pelo coração contraindo-o), ou da palma da mão até a planta do pé.choque

aaa Choque produzido por contato com circuito energizadoaaa

Aqui o choque surge pelo contato direto da pessoa com a parte energizada da instalação, o choque dura enquanto permanecer o contato e a fonte de energia estiver ligada. As consequências podem ser pequenas contrações ou até lesões irreparáveis.choque 2

aaa Choque produzido por contato com corpo eletrizadoaaa

Neste caso analisaremos o choque produzido por eletricidade estática, a duração desse tipo de choque é muito pequena, o suficiente para descarregar a carga da eletricidade contida no elemento energizado. Na maioria das vezes este tipo de choque elétrico não provoca efeitos danosos ao corpo, devido a curtíssima duração.

Apesar de muitos de nós já termos levado alguns choques, e ainda estarmos vivos para contarmos a história, não nos enganemos, um simples choque caseiro pode levar à morte. Isso depende da condição do organismo, de nossa imunidade, da existência de água no local, e muitos outros fatores… Pois 0,06 ampere pode matar!

aaa (Um exemplo: uma lâmpada incandescente de 60 watts x 127v = 0,472 amperes)aaa

EFEITOS ESTIMADOS DA ELETRICIDADE

CORRENTE CONSEQUÊNCIA Tempo Chances de reanimação
1 mA Apenas perceptível 1 min 95 %
10 mA "Agarra" a mão 2 min 90 %
16 mA Máxima tolerável 3 min 75 %
20 mA Parada respiratória 4 min 50%
100 mA Ataque cardíaco 5 min 25%
2 A Parada cardíaca 6 min 1%
3 A Valor mortal 8 min 0,5%
 interruptor DR

Atualmente existem equipamentos como o (DR) Interruptor Diferencial Residual que detectam choques elétricos ou fugas de corrente, e desligam a energia imediatamente. Os interruptores diferenciais são um grande avanço na proteção de pessoas, principalmente crianças e idosos, e são inclusive obrigatórios desde dezembro de 1997, de acordo com a NBR 5410, norma que regulamenta as instalações elétricas de baixa tensão.

No caso de residências entregues após esta data, é direito do comprador exigir que a construtora instale o dispositivo.

De qualquer maneira, vale tomar todo cuidado com instalações elétricas, e sempre que necessitar de alguma manutenção em eletricidade, contatar um profissional qualificado.

aaa Iluminação externaaaa

Em condomínios ou casas, precisamos geralmente manter luzes acesas durante toda a noite. Dependendo da área esta iluminação necessita ser de potência, com lâmpadas de alta pressão. Seja como for, um eletrotécnico através de um estudo de Luminotécnica pode indicar a iluminação mais adequada, com um custo-benefício mais satisfatório.

aaa Revisão anualaaa

A revisão anual é de suma importância para manter a instalação elétrica afinada com a economia e segurança. Nestas revisões inspecionam-se as conexões elétricas, tomadas, efetuando-se medições de temperatura em condutores e painéis, bem como reaperto de todas as conexões de potência. É efetuada também revisão nos chuveiros elétricos.

Em condomínios e empresas, além de todas as revisões nas conexões elétricas descritas acimas, inspecionamos as instalações em busca de ligações clandestinas de energia, e ao fim dos serviços emitimos relatório técnico constando todo o serviço realizado, bem como as não-conformidades encontradas.

aaa Iluminaçãoaaa

A iluminação pode ser uma fonte de alto consumo de energia. Faça a opção por lâmpadas fluorescentes, apesar de mais caras do que as incandescentes, elas têm garantia de no mínimo 01 ano, e consomem cerca de 8 vezes menos.

O investimento têm retorno certo nas contas de energia.

Para quem ainda prefere a tonalidade da luz incandescente (Âmbar), já existe incandescentes quentes, inclusive as compactas… Outra alternativa para economia é o uso de Dimmers (reguladores de luminosidade), que economizam energia, e ainda proporcionam ajuste de luminosidade para diversas ocasiões.

aaa Freezers, condicionadores de ar e geladeirasaaa

Estes aparelhos tem uma regulagem chamada Termostato. O termostato é a chave para economizar mais nos aparelhos de refrigeração, portanto regule-o de acordo com a sua necessidade.

Verificar as borrachas de vedação de geladeiras e freezers, e proceder limpeza no ar condicionado regularmente é também importante.

aaa Sensores de presençaaaa

Em condomínios, nos locais de passagem constante de pessoas, sugere-se a instalação de sensores de presença. A economia é considerável.

VEJA TÓPICO SOBRE SENSORES DE PRESENÇA

aaa Bombas d’águaaaa

Podemos verificar as conexões elétricas, painéis da bomba e dimensionamentos dos cabos alimentadores, a fim de evitar aquecimentos por má conexão e por alimentadores subdimensionados.

Outra ação importante é a regulagem da bóia, a fim de que a bomba seja acionada menos vezes.

aaa Existe algum credenciamento obrigatório para os profissionais de eletricidade?

Segundo a norma regulamentadora dos serviços de eletricidade (NR-10), do Ministério do Trabalho, é considerado qualificado somente aquele que comprovar conclusão de curso específico na área elétrica, reconhecido pelo sistema oficial de ensino.

Os cursos de formação que habilitam os profissionais de eletricidade são as escolas técnicas, formando Eletrotécnicos, e o SENAI entre outros cursos formando eletricistas, e o ministério do trabalho e emprego exige que os profissionais de elétrica faça o curso de NR 10 – Segurança em serviços com eletricidade.

É importante lembrar que as instalações elétricas se manipuladas por profissional não qualificado, podem oferecer até risco de morte para pessoas.

aaa Assim, para todo serviço de eletricidade contrate um profissional qualificado.aaa

choque 3aaa INSTALE UM INTERRUPTOR DIFERENCIAL RESIDUAL EM SUA RESIDÊNCIA aaa

AAA LEG

 

aaa_thumb2 WCHRISTIAN ELETROTÉCNICA aaa_thumb2[4]

AUTOMAÇÕES

WCHRISTIAN GIF

SERVIÇOS ELÉTRICOS

Qualidade de energia e consultoria em economia de energia (ISO 50001)

.

Sempre respaldando nosso trabalho nas normas regulamentadoras.

lmpadapisca

CONTATO: 21 9793-6116 CADASTRE-SE E RECEBA NOVAS POSTAGENS

TWITTER – @tonchristian

[tweetmeme only_single=”false”]
Anúncios

GOSTOU? COMENTE!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s