CHOQUE ELÉTRICO (lesões)

Publicado: 23 de janeiro de 2013 em SEGURANÇA EM ELÉTRICA

choque 6

As lesões provocadas pelo choque elétrico podem ser de quatro (4) naturezas:
 

1 – eletrocussão (fatal)
2 – choque elétrico
3 – queimaduras
4 – quedas provocadas pelo choque

choque 8

Em cima da velha “geladeira” e sem nenhum isolamento, talvez a causa da eletrocussão, um transformador de voltagem de potência considerável (Um senhor de 74 anos).

1 – Eletrocussão é a morte provocada pela exposição do corpo à uma dose letal de energia elétrica. Os raios e os fios de alta tensão (voltagem superior a 600 volts), costumam provocar esse tipo de acidente. Também pode ocorrer a eletrocussão com baixa voltagem (V<600 volts), se houver a presença de: poças d’água, roupas molhadas, umidade elevada ou suor.

choque_eletrico
2 – Choque elétrico. O choque elétrico é causado por uma corrente elétrica que passa através do corpo humano ou de um animal qualquer. O pior choque é aquele que se origina quando uma corrente elétrica entra pela mão da pessoa e sai pela outra. Nesse caso, atravessando o tórax, ela tem grande chance de afetar o coração e a respiração. Se fizerem parte do circuito elétrico o dedo polegar e o dedo indicador de uma mão, ou uma mão e um pé, o risco é menor. O valor mínimo de corrente que uma pessoa pode perceber é 1 mA. Com uma corrente de 10 mA, a pessoa perde o controle dos músculos, sendo difícil abrir as mãos para se livrar do contato. O valor mortal está compreendido entre 10 mA e 3 A.

 choque 2
3 – Queimaduras. A pele humana é um bom isolante e apresenta, quando seca, uma resistência à passagem da corrente elétrica de 100.000 Ohms. Quando molhada, porém, essa resistência cai para apenas 1.000 Ohms. A energia elétrica de alta voltagem, rapidamente rompe a pele, reduzindo a resistência do corpo para apenas 500 Ohms.

Veja estes exemplos numéricos: os 2 primeiros casos, referem-se à baixa voltagem (corrente de 120 volts) e o terceiro, à alta voltagem:

a) Corpo seco: 120 volts/100000 ohms = 0,0012 A = 1,2 mA (o indivíduo leva apenas um leve choque)

b) Corpo molhado: 120 volts/1000 ohms = 0,12 A = 120 mA (suficiente para provocar um ataque cardíaco)

c) Pele rompida: 1000 volts/500 ohms = 2 A (parada cardíaca e sérios danos aos órgãos internos).Além da intensidade da corrente elétrica, o caminho percorrido pela eletricidade ao longo do corpo (do ponto onde entra até o ponto onde ela sai) e a duração do choque, são os responsáveis pela extensão e gravidade das lesões.

choque 4
3 – Quedas de altura. Os acidentes com eletricidade ocorrem de várias maneiras. Os riscos resultam de danos causados aos isolantes dos fios elétricos devido a roedores, envelhecimento, fiação imprópria, diâmetro ou material do fio inadequados, corrosão dos contatos, rompimento da linha por queda de galhos, falta de aterramento do equipamento elétrico, curiosos, etc… Poeira, umidade e ambientes e materiais corrosivos, São especialmente problemáticos a segurança da eletricidade.

Durante o Terceiro Encontro Nacional de Segurança e Saúde no Setor Elétrico – ENASSE, realizado recentemente no Rio de Janeiro, foi divulgado que cerca de 2% das 3.091 mortes por causas laborais no Brasil em 2.000, tiveram origem nas companhias energéticas. Quedas e energização acidental das redes foram citados como os maiores riscos nas concessionárias de energia: um erro pode custar choque de 3.000 a 6.000 volts, ou uma eletrocussão em um transformador.

Nossas atividades diárias às vezes escondem perigos que não vemos.

Para evitar acidentes, existem muitas situações de risco que merecem nossos cuidados. Por falta de atenção ou desinformação, muitas pessoas têm sido vítimas de acidentes com eletricidade, algumas vezes fatais, pelo simples fato de tocarem ou se aproximarem demais dos fios elétricos.

Este é o caminho que a energia elétrica faz da usina até a sua casa

choque_eletrico 3

EXEMPLOS DE ACIDENTES: 

choque 7 Eletrodomésticos x águaLâmpadasChuveiro elétricoAntena de TVCuidado com a umidadePipas

Não suba em postes – PomarChave-fusível  de poste e e cabine -  Fios caídosAnimaisFogos de artifício – Caminhão caçamba ou guincho – QueimadasPoda ou corte de árvores…

ENTÃO:

Ao ligar aparelhos nas tomadas, verifique antes se o botão está desligado e se a voltagem (l27 ou 220 volts) é igual à indicada para o equipamento.

Ao desligar os aparelhos das tomadas, verifique antes se o botão ou chave estão desligados e depois puxe firme pelo plugue (e não pelo fio).

Coloque protetores nas tomadas ao alcance de crianças para evitar acidentes.

Cuidado para não esquecer o ferro elétrico ligado. Isto pode provocar acidentes graves e até incêndios, além de desperdiçar energia.

Desligue e retire o plugue da tomada quando for limpar os aparelhos eletrodomésticos.

Mantenha os fios e plugues dos aparelhos sempre em perfeitas condições de uso para evitar curtos-circuitos, E não encoste eles em superfícies quentes.

 

Tomadas ou interruptores com partes derretidas ou queimadas devem ser substituídos, evite sobrecarregar os mesmos, tomada com vários aparelhos usando "T" (benjamim) ou extensões improvisadas. Não use bocais de lâmpadas como tomadas.

 

 

AAA LEG

 

aaa_thumb2 WCHRISTIAN ELETROTÉCNICA aaa_thumb2[4]

AUTOMAÇÕES

WCHRISTIAN GIF

SERVIÇOS ELÉTRICOS

Qualidade de energia e consultoria em economia de energia (ISO 50001)

.

Sempre respaldando nosso trabalho nas normas regulamentadoras.

lmpadapisca

CONTATO: 21 9793-6116 CADASTRE-SE E RECEBA NOVAS POSTAGENS

TWITTER – @tonchristian

[tweetmeme only_single=”false”]
Anúncios
comentários
  1. Bruna disse:

    Nessa foto da geladeira aí o cara morreu pregado nela mesmo ou é só uma montagem?

  2. Bruna disse:

    Nessa foto da geladeira o cara morreu pregado nela mesmo ou é só montagem?

  3. weverton christian disse:

    pow esse post eh mt instrutivo… até pra quem ainda é estudante…
    pq agente aprende com o conteúdo… vlw pela instrução… !!!!!!

GOSTOU? COMENTE!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s