ATERRAMENTO

Publicado: 23 de janeiro de 2013 em MANUTENÇÃO

aaa ATERRAMENTOaaa


Um bom aterramento é o maior parceiro de uma instalação elétrica segura.

O aterramento é obrigatório segundo a norma regulamentadora das instalações elétricas de baixa tensão NBR 5410, sendo parte importantíssima de qualquer instalação elétrica.

Mas afinal, o que é aterramento?

De forma simples podemos definir aterramento como a prática de conectar aparelhos elétricos à terra, para que em caso de uma eventual fuga de corrente destes aparelhos, esta corrente escoe para terra, e não ponha em risco pessoas que tenham contato com tais equipamentos.

Obviamente que conectar aparelhos à terra não é tarefa simples. Esta conexão é feita com cabos e varas de cobre adequadas, precedida de estudos de solo, e medições com instrumentos específicos.

Só um profissional qualificado têm competência para efetuar um aterramento adequado.

Com o advento do computador, o aterramento tornou-se mais popular, porém é importante lembrar que não somente para o computador, mas para aparelhos como máquinas de lavar, geladeiras, e principalmente chuveiros, o aterramento é imprescindível.

É muito comum encontrarmos em muitas residências aterramentos feitos por pessoas não qualificadas, que acreditam que o simples fato de fincar uma vara de aterramento no chão já garante a proteção. Como dissemos, um aterramento adequado envolve: estudos de solo, medições específicas, material adequado, e o aval de um profissional qualificado.

É importante lembrar que se o condomínio já possuir aterramento, qualquer nova instalação deve ser conectada no mesmo, e não efetuar uma nova malha de terra.

Normas técnicas:

NBR13571 Haste de aterramento aço-cobreada e acessórios.

NBR7089 Refrigeradores, congeladores e aparelhos similares de LISO doméstico Verificação das disposições para aterramento.

 

 

 

AAA LEG

aaa_thumb2 WCHRISTIAN ELETROTÉCNICA aaa_thumb2[4]

AUTOMAÇÕES

WCHRISTIAN GIF

SERVIÇOS ELÉTRICOS

Qualidade de energia e consultoria em economia de energia (ISO 50001)

.

Sempre respaldando nosso trabalho nas normas regulamentadoras.

lmpadapisca

CONTATO: 21 9793-6116 CADASTRE-SE E RECEBA NOVAS POSTAGENS

TWITTER – @tonchristian

SAIBA COMO ECONOMIZAR ENERGIA ELÉTRICA

LEIA MAIS SOBRE:

ILUMINAÇÃOMANUTENÇÃOSEGURANÇA EM INTALAÇÕES ELÉTRICAS

INFORMAÇÕES SOBRE ELETRICIDADETECNOLOGIA E AUTOMAÇÃOINFORMAÇÕES RELEVANTES

[tweetmeme only_single=”false”]
Anúncios
comentários
  1. Marcelo Assis disse:

    Boa tarde, amigo existe a possibilidade de se usar um único aterramento para três medidores simultaneamente ou seja para três casas diferentes??? se sim como eu poderia fazer essa interligação do aterramento entre os medidores (relógios)… Desde já agradeço…

  2. JOÃO BATISTA disse:

    gostei, mas gostaria de deixar meu simples comentario de algeum que preocupa com esse assunto e que para há poucao consenso quanto ao conceito e suas definições. pouco se entende o que ceve fazer de fato para amenizar as duvidas , o que não são poucas. ate porque as variações de medições variam muito de região para região. um pergunta simples: quanto de resistencia afinal de contas, deve ser tolerada para dizermos que uma casa está bem aterrada e como devemos medir de forma simples sem precisar honerar o orçamento? Obrigado.

    • WCHRISTIAN disse:

      Em condomínios e prédios deve-se procurar profissionais especializados, mas no caso de casa, residência: não faça, monte, aterramento, utilize o existente no padrão/relógio, e distribua em todas a redes ligando todos os eletroeletrônicos e chuveiros!
      Nesse caso a responsabilidade da qualidade do aterramento é da concessionária!

  3. Caros amigos, hoje em dia todos os equipamentos são automatizados, até as geladeiras, fogões e maquinas de lavar teen placas e painéis de controle, logo: Eles são sensíveis a todos os tipos de diferença de potencial (ddp)… Aconselho usarem filtros de linha, estabilizadores, no-brack, condicionador de energia e dispositivo DR!
    Atenciosamente, Wellington Christian.

  4. Josias Martins disse:

    Wellington,
    Em minha residência já sofri 2 queimas de equipamentos por raios próximos. Recentemente resolvi instalar alguns DPS (dispositivos protetores contra surtos) da eClamper. Eles desviam eventuais picos para a terra. Por isso é necessário um bom aterramento. No seu texto voce diz que se o condomínio já possuir aterramento, qualquer nova instalação deve ser conectada no mesmo, e não efetuar uma nova malha de terra. Porque não? Eu pensei em cravar várias novas hastes de 3 metros ao redor da casa e interligar tudo na malha existente. Vc vê algo contra?

  5. fabio disse:

    O aterramento da caixa de luz diminui a conta de energia?????????

    • Teóricamente não, mas em testes com medidores me cânicos, onde mede-se energia por indução, para o disco girar, mede-se entrada e saída, mas é muito arriscado.
      Mas o risco é enorme, aconselho a fazer redimensionamento de toda a instalação e distribuição, os eletrodomésticos novos são mais potentes e instalações antigas, defasadas aumentam em 40% a conta, e os maiores consumidores são motores e resistências, ar, geladeira e freezers, chuveiros e bombas (Compre com selo verde – 30% de economia) eles usam energia capacitiva, existem capacitores locais para serem instalados em tomadas, reduzem a conta em mais 20%.
      Quanto ao aterramento em todos os medidores a compania instala uma aste galvanizada de 60 centimetros e liga no neutro, aconselho substituir a aste por uma de cobre ou cobreada de 3 metros e ligá-la além do neutro, em todos os equipamentos eles já vem com tomadas tripinos ou com fios verdes, o aterramento faz parte das redes modernas. Espero ter ajudado!

GOSTOU? COMENTE!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s