A LUZ E AS PLANTAS

Publicado: 23 de janeiro de 2013 em ILUMINAÇÃO

Bom para iniciar este artigo precisamos falar sobre plantas pois as plantas absorvem as cores que existe na luz solar.

 

 aaa A luz e as Cores aaa

A luz visível é a "parte" do espectro eletromagnético que se encontra entre o Ultravioleta e o Infravermelho. (São nano partículas chamados lux)
A luz, afinal, é tudo aquilo que os nossos olhos conseguem captar.

 aaa A luz branca está cheia de cores aaa

 
Quando observamos um arco íris, a "luz branca" está dividida nas cores que a compõem, Um arco-íris (também chamado arco-celeste, arco-da-aliança, arco-da-chuva, arco-da-velha) é um fenômeno
óptico e meteorológico que separa a luz do sol em seu espectro(aproximadamente) contínuo quando o sol brilha sobre gotas de chuva. É um arco multicolorido com o vermelho no seu exterior e o violeta em seu interior; a ordem completa é vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil (ou índigo) e violeta.

O efeito do arco-íris pode ser observado sempre que existir gotas de água no ar e a luz do sol estiver brilhando acima do observador em uma baixa altitude ou ângulo.

 

 aaa Física dos arco-írisaaa

 

Olhos_Arco_irisArco-iris -Rainbow_formation

A aparência do arco-íris é causada pela dispersão da luz do sol que sofre refração pelas (aproximadamente esféricas) gotas de chuva.

A luz sofre uma refração inicial quando penetra na superfície da gota de chuva, dentro da gota ela é refletida (reflexão interna total), e finalmente volta o sofrer refração ao sair da gota. O efeito final é que a luz que entra é refletida em uma grande variedade de ângulos, com a luz mais intensa a um ângulo de cerca de 40°–42°, independente do tamanho da gota. Desde que a água das gotas de chuva é dispersiva, a grau que a luz solar retorna depende do comprimento de onda e da frequência, principalmente. A luz azul retorna em um ângulo maior que a luz vermelha, mas devido a reflexão interna total da luz na gota de chuva, a luz vermelha aparece mais alta no céu, e forma a cor mais externa do arco-íris.

As plantas absorvem, no geral, a cor azul e a cor vermelha, refletindo a verde. É essa cor verde que as plantas não absorvem que os nossos olhos captam (nas plantas verdes é claro).

clip_image001

 aaa Uma planta consegue fazer fotossíntese só com luz elétrica? aaa

Sim, um vegetal consegue usar a energia contida na luz elétrica para fazer fotossíntese. Mas não é só pegar um vaso e colocar em um quarto iluminado artificialmente, para dar certo, o local em que a planta está deve ter uma mistura de lâmpadas incandescentes e fluorescentes. O processo só deve ser feito em laboratório, até porque pode ser prejudicial à saúde da plantinha. "As luzes incandescentes aumentam a temperatura ao redor da planta, provocando o fechamento dos estômatos pela desidratação das folhas", Os estômatos são as estruturas que realizam as trocas gasosas entre a planta e o ambiente – fechados, podem causar até a morte da planta. Além de fazer fotossíntese longe do sol, as plantas conseguem sobreviver até sem terra. A hidroponia, por exemplo, é uma técnica de origem oriental em que o cultivo é feito apenas com água e nutrientes, sem solo. Os nutrientes adicionados à água são os elementos químicos que existem normalmente no solo, como fósforo e potássio… Mas sem a iluminação certa, não existiria hidroponia.

 aaa Estado vegetativo aaa 

Como a planta faz fotossíntese com a luz do Sol e com a luz artificial 

 

 aaa LUZ NATURAL
1. O Sol emite radiação através de todo o espectro eletromagnético, mas o olho humano só enxerga as ondas eletromagnéticas entre 400 e 700 nanômetros, intervalo chamado de espectro visível. As cores que vemos nos objetos e na natureza vêm dos diferentes comprimentos de onda nessa faixa
2. As ondas menores, de 380 a 440 nanômetros, têm a cor violeta. À medida que os comprimentos aumentam, a cor vai mudando. Nas plantas superiores, a
fotossíntese rola sob os comprimentos de onda mais longos e menos energéticos, que são os vermelhos (625 a 740 nanômetros)

 

 aaa LUZ ARTIFICIAL
1. As lâmpadas, tanto incandescentes quanto fluorescentes, emitem radiação em todo o espectro eletromagnético. Mas há pequenas diferenças: a
luz incandescente (aquela de lâmpadas "amarelas") emite mais comprimento de onda na faixa do vermelho-longo (700 nanômetros)
2. Já a
luz fluorescente (aquela presente em lâmpadas de aspecto mais "branco") emite mais comprimento de onda na faixa do vermelho-curto (faixa dos 680 nanômetros). Assim, para que a planta realize fotossíntese em laboratório, é necessário que ela receba as luzes incandescentes e fluorescentes

 aaa OBS: Mas com elas não há como controlar as ondas e dispersão.

A luz solar é um dos requisitos essenciais para o crescimento da planta. No entanto, não é possível ter sol abundante em todo o ano. Além disso, existem lugares que recebem pouca luz solar ao longo do ano. Para garantir um crescimento normal e saudável das plantas, é um dever que eles recebem uma quantidade desejada de luz. A iluminação artificial é uma forma de substituir a luz natural. Um LED especial  com a luz para as plantas de interior imitam a luz do sol em termos de espectro e intensidade, garantindo o crescimento saudável das plantas, consiste em um amplo espectro de cores que variam do vermelho ao violeta. Além disso, a intensidade das cores também difere muito. Todas as plantas não necessitam da mesma cor e intensidade de luz para o seu crescimento. As plantas absorvem apenas a quantidade desejada de luz solar a partir do espectro disponível. Assim, ao escolher LED para plantas de interior, você deve entender os requisitos de luz específica de plantas que você deseja.

 

 aaa Parâmetros com os quais é necessário avaliar a necessidade de luz das plantas. aaa

Cor Como mencionado acima a luz solar é composta de amplo espectro de cores. Cor vermelha e violeta são necessários mais para o processo de fotossíntese.

A cor vermelha estimula o crescimento vegetativo e floração, enquanto que a cor violeta é responsável pelo crescimento da planta. Assim, o violeta é a cor mais importante luz para mudas encorpado e folhagens em crescimento. No entanto, se as plantas recebem muito de qualquer uma dessas luzes, que podem afetar seu crescimento normal. Por exemplo, muita da luz vermelha pode fazer uma planta alta e esguia. A intensidade da luz pode ser ajustado, escolhendo uma potência correta da lâmpada e colocar a planta na distância correta da fonte de luz. Por exemplo, begônias e Africano violetas crescem bem quando colocado em cerca de 12 "a partir de uma lâmpada de 40W, enquanto as não floríferas como filodendros pode ser colocado em uma distância maior (cerca de 36"). Algumas plantas com flores como orquídeas tem necessidade de luz de intensidade muito alta para o seu crescimento.

Porém, você não pode sujeitar plantas para a exposição contínua à luz artificial. Você precisa saber a duração certa de luz a ser fornecido a um determinada planta. As plantas precisam de cerca de 8 a 18 horas de luz, dependendo de suas necessidades individuais.

Entre em contato para mais informações sobre plantas baixas de iluminação para plantas. Tipos de Luzes para crescer plantas de interior, luzes incandescentes, que são a fonte comum de iluminação doméstica também pode ser usado para plantas de interior. Estas fontes de luz tem um comprimento de luz vermelha, considerada boa onda, mas pobre de luz azul. As lâmpadas fluorescentes tem 3 vezes de luz para a entrada de mesma energia que a luz incandescente. Você pode escolher a luz fria (rica em verde, azul, amarelo) ou luz quente (rico em laranja, vermelho), dependendo da necessidade individual de espécies de sua planta. lâmpadas fluorescentes de espectro completo também estão disponíveis as quais compreendem de um perfeito equilíbrio de luz fria e quente. lâmpadas de descarga de alta intensidade são ainda outro tipo de luz, mas são extremamente caros. Eles são utilizados principalmente para a vegetação comercial por horticultores profissionais. Existem vários tipos de lâmpadas de descarga de alta intensidade disponíveis mudam de cor e intensidade de luz. Você pode crescer flores e vegetais sazonais durante o ano todo usando luzes para plantas de interior. Se você é um horticultor comercial, sua empresa não precisa ficar afetado devido à má iluminação ou clima. Você pode facilmente ajustar a configurações de luz para fornecer luz ampla as suas plantas.

clip_image002           clip_image002[5]clip_image002[7]clip_image002[9]

(diodo emissor de luz 3w chip)           (2V chip LED)                LED 45W cresce a luz         LED 50W cresce a luz

clip_image002[11]clip_image002[13]clip_image002[15]

                  9W LED cresce a luz                                                        600W cresce a luz LED

 aaa Luzes LED Grow aaa

Os recentes avanços em LEDS permitem a produção de lâmpadas relativamente baratas, brilhantes e duradouras luzes que emitem apenas os comprimentos de onda de luz correspondente ao pico de absorção de processos fotoquímicos de uma planta típica.

LEDS são atraentes para os interiores, uma vez que consomem muito menos energia elétrica, não necessitam de reatores, e produzir calor consideravelmente menor. Isso permite os diodos emissores de luz (LED) serem colocados mais perto da copa das plantas que outras luzes. Além disso, as plantas transpiram menos, como resultado da redução do calor e, assim, o tempo entre os ciclos de rega é mais longo.

Existem vários picos de absorção de clorofila e carotenoides, e luzes LED, podem utilizar uma ou mais cores de sobreposição destes picos.

É também frequentemente publicados que para o crescimento vegetativo, LEDS azuis são os preferidos, onde a luz tem um comprimento de onda em aproximados 400nm 470nm (nanômetros). Para cultivo de frutas ou flores, uma proporção maior de LEDS de cor vermelha intensa é considerado preferível, com luz muito perto de 660 nm.

Diodo emissor de luz claro é a melhor escolha absoluta para o cultivo de plantas dentro de casa. Eles fornecem uma quantidade suficiente de luz para as plantas.

 

 

AAA LEG

aaa_thumb2 WCHRISTIAN ELETROTÉCNICA aaa_thumb2[4]

AUTOMAÇÕES

WCHRISTIAN GIF

SERVIÇOS ELÉTRICOS

Qualidade de energia e consultoria em economia de energia (ISO 50001)

.

Sempre respaldando nosso trabalho nas normas regulamentadoras.

lmpadapisca

CONTATO: 21 9793-6116 CADASTRE-SE E RECEBA NOVAS POSTAGENS

TWITTER – @tonchristian

[tweetmeme only_single=”false”]
Anúncios
comentários
  1. Anny disse:

    O o que aconteceria à planta se fosse exposta apenas a luz verde e violeta?

    • A luz verde não é absorvida pela planta, enquanto a Violeta faz crescer somente, em caso de abster a planta de alguma cor ela míngua até morrer.
      A questão depende do tipo de planta e o que queremos mais, assim aumentamos a cor, no caso da violeta ela cresceria mais do que floresceria ou daria frutos ou flores por exemplo!

  2. Rosana disse:

    Ola. Fiz um pequeno jardim de 1,5×1,5 debaixo de uma escada. Ha bastante claridade mas nao uma luz solar direta. La tenho 3 rafia, 2 lirio e bromelia. Gostaria de saber qual seria a luz ideal para usar e se a mesma seria para a noite ou para o dia, ja q como disse tem muita claridade neste comodo onde ha a escada devido a uma grande abertura na parede do lado oposto, lembrando q nao ha Sol direto nen indireto, somente muita claridade durante o dia. Obg.

    • Bom dia!
      Na verdade sua plantas recebem luz indireta, tem plantas que não aguentam luz direta, nesse caso tem que pesquisar na web por cada espécie e ver se precisa de luz direta e a quantidade de luz diária (sempre diária?) Luz noturna só hidroponia.

  3. LUCIANA CHAVES PIMENTA disse:

    Nossa que demais isso! Plantei trepadeira unha de gato num muro com sombra, qual tipo de lampada vc me recomenda? Obrigada

  4. CASSIO FILHO disse:

    BOM DIA,
    TENHO ESTUFAS DE GRANDE PORTE, NO MEU CASO , POSSO TRABALHAR COM SOMBRITE COLORIDO PARA QUE A LUZ QUE CHEGARÁ A PLANTA SEJA SOMENTE DA COR QUE EU NECESSITE (EX.: SOMBRITE VERMELHO OU DE OUTRA COR)

    CULTIVO MELANCIA.

    AGUARDO SUA REPOSTA POR FAVOR.

    • Grato pelo comentário!
      No caso não.
      A luz que estamos falando vem dos raios solares, em casos específicos de luz LEO crescer.
      Poderia ser usado lâmpada brancas e amarelo se misturadas para gerar uma eficiência mínima.

  5. Fabio disse:

    Ola camarada, tenho hidroponia de alface. Tenho bancadas de nascimento e crescimento. Qual o led indicado para as duas bancadas?

  6. Dnail disse:

    Bom dia, Qual seria o espectro ideal para o cultivo de soja? Desde já agradeço sua atenção

  7. Eloiza Gama disse:

    Gostei muito de suas dicas, mas se não for abuso, vc poderia me falar exatamente qual lãmpada eu usar para um jasmim dos poetas, ela esta na minha sacada a qual, só pega mais ou menos uma hora de sol no final da tarde, e essa planta necessita de pleno sol, qual a lampada correta?

  8. Diego Soares disse:

    Bom dia.
    Tenho um cultivo de flores do deserto.
    Gostaria de saber qual a luz ideal e qual a core ideal para o crescimento e florescimento?

    Aguardo sua resposta!

  9. Kalwe Sousa disse:

    Bom dia! Estou querendo montar uma horta na minha cozinha, mas o espaço e local é um pouco inusitado! vou tentar explicar! o local é uma uma janela situada numa parede que divide a cozinha de uma dispensa; retirei a janela e deixei apenas a caixa da janela( literalmente é um buraco quadrado de 1m x 1m e a largura da parede é de 20 cm); é dentro da cozinha, logo não tenho iluminação natural, pouca ventilação; estou querendo cultivar hortaliças em vasos nesse local; quero dividir essa caixa da janela em prateleiras, tipo uma estante, e sei que vou precisar de luz artificial; tem alguma sugestão de como dimensionar essa iluminação?

  10. Ayla Gresta disse:

    Bom dia Christian,

    Sou membro de um grupo que faz instalações de arte contemporânea, e nós estamos fazendo um projeto de instalação onde revestiremos todo o piso de uma cozinha de 1200 m2 com grama Esmeralda. A cozinha tem um pouco de luz natural, mas não bate raio de luz direto, e o pé direito é de 6m.
    Esta grama deve permanecer la uns 10 dias.
    Pensamos em usar luzes cênicas alugadas, uma vez que a instalação é temporária.
    Você poderia nos dar uma luz?

    Obrigada,

    Ayla

  11. luana disse:

    Olá amigo! Tenho um suporte com cerca de 13 plantinhas com flores variadas(com vasos de cerca de 20cm).Neste local pega pouco sol(somente nas beiradas), gostaria de colocar um led que as ajudasse a florescer mais e que não fosse muito caro. Se puderes me dar alguma dica te agradeço.Obrigada pela atenção!

  12. Leonardo disse:

    Gostei muito da sua explicação, mas tenho uma dúvida:
    Os leds são específicos ou qualquer um dentro das cores necessárias servem?
    Estou montando um aquário plantado e gostaria de saber se esses leds são eficientes para as mesmas?
    Fico no aguardo.

  13. Diogo Duarte disse:

    Wellington Christian, tudo bem? Tenho uma pequena horta de temperos em casa de aproximadamente 1x2m e tenho tido problemas constantes com falta de luz. Estou procurando soluções, o que você recomenta no caso de hortaliças? Abraço,

  14. Celso Soares disse:

    por favor, faça uma analise deste painel de led para eu usar com hortaliças, se nao for viavel pra hortaliças que seja pra alguma planta que de flores, obrigado desde já

    LED Color
    Red and Blue and orange and white
    LED Configuration
    225*0.06w (77Red and 47Blue,77orange,24white)
    LED Wavelength
    Red : 630, blue: 460,orange 610,white6500K
    working environment
    -20~40 ¿
    storage condition
    -40~85 ¿
    work frequency
    50/60 Hz
    limited voltage
    AC:90-260V
    Input current
    500 mA
    output power
    15W

    • WCHRISTIAN disse:

      Interessante, mas pelas cores, elas São crescer, não frutificar ou florescer, e pode ser usado em qualquer planta em até 12 horas diariamente, nao funcionará em hortaliças!

    • WCHRISTIAN disse:

      Existem meios de misturas básicas, exemplo: incandescente de 60w e uma fluorescente compacta de 15w para um vaso de 30×30, qualquer planta, serve pra crescer e florescer, 8 horas diárias!
      Não é o mais eficaz, mas é funcional!

  15. Daniel disse:

    obrigado por esclarecer essa duvida pois e dificil encontrar artigos como este.

  16. daniel disse:

    Ola gostaria de saber se você sabe algo sobre iluminação de aquários plantados, e principalmente se led’s são eficientes neste tipo de iluminação. Obrigado.

  17. Lourival Andre disse:

    Gostaria de saber qual a melhor lâmpada para estimular a floração de buganville e gerânio. O local onde foram plantados recebe claridade mas não luz direta do sol.
    Grato.
    Aguardo resposta.

    • Você deve pesquisar sobre a planta e ver a quantidade de luz/cor necessária e o tempo, depois pesquisar a luz!
      O que alimenta a planta é a cor, não a luz, para afloramento ou crescimento por exemplo são usados cores específicas e o tempo é de acordo com a planta!

  18. Maria das Dores Silva Ricco disse:

    Boa tarde…
    Desejo agradecer as informações oferecidas . Foram e são esclarecedoras. Estamos estudando para propor um projeto de trabalho em fruticultura. Obrigada e estaremos sempre buscando mais informações. As reações quimicas do processo da fotocintese são pouco conhecidas por nós.

  19. Paulo Ricardo Kirkipatrik disse:

    Amigo , esqueci de informar que tenho 20 plantas e que a área que quero iluminar é de 1 m2

    • Bom dia amigo,
      A questão é: A mescla de lâmpadas é funcional, mas não eficiente, por isso hoje já existem lâmpadas crescer, a Philips já fabrica a LED GROW, no site Amazon tem uns fabricantes orientias com as mais funcionais, pesquise lâmpadas crescer luz!
      Um abraço!

  20. Paulo Ricardo Kirkipatrik disse:

    rezado amigo ! Gostaria de sua sugestão quanto a iluminação que devo usar para melhorar a iluminação em orquídeas , quanto a watts , distancia das plantas , se uso Leds ou mesclo fluorescentes brancas com warms. Desde já agradeço . Um abraço

  21. franklin disse:

    obrigado wellingtonchristian,

    me foi util a info disponibilizada,
    estou tentando viabilizar um ´kitchen garden`
    e criar indoor algumas verduras e herbas,

    então, estava pesquisando a iluminação apropriada pra ele
    já pensando em lampadas LED.
    – maior eficiencia e economia –

    assim, mais que deixar uma resposta, deixo uma pergunta:

    e sería a respeito de se vocé tem uma
    recomendação sobre especificação em
    lámpadas LED adequadas para o plantio indoor
    sabendo inclusive que tem algumas ´regulaveis`?.

    antecipadamente grato
    franklin soffer
    00 55 71 9257 1900

GOSTOU? COMENTE!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s