CONTROLE COM GESTOS (Kinect: mil e uma utilidades)

Publicado: 15 de janeiro de 2013 em TECNOLOGIA E AUTOMAÇÃO

Já dá para comandar áudio, vídeo, luzes, ar-condicionado e cortinas através dos movimentos dos braços e das mãos

Dos games para o dia-a-dia das pessoas. A revolução começou com o videogame Nintendo Wii e ganhou mais força após a chegada do acessório Kinect, do console XBOX 360. Agora, os fabricantes estão percebendo que os sensores de movimento também podem salvar vidas em centros cirúrgicos, facilitar o trabalho de engenheiros (através da robótica) e levar mais conforto aos sistemas de automação residencial. E detalhe: nem sempre é necessário utilizar um acessório, como o Kinect, para que a “mágica” aconteça.

A solução é composta por um software criado no Brasil, que roda dentro da central de automação da Control 4 (parceira da Telefônica em projetos residenciais)

Para que o software interprete os movimentos do morador e acione as funções programadas (via sistema de automação), é indispensável o uso de uma câmera com infravermelho ou outro acessório, que pode ser o Kinect.

Com a ajuda de um profissional especializado, o próprio usuário define qual movimento caracterizará cada função,

Exemplo: elevar as mãos pode significar aumentar a intensidade das luzes ou abrir as persianas, e assim por diante. Tudo depende da programação prevista. E dá para integrar todo o tipo de dispositivo, incluindo equipamentos de áudio e vídeo, fechaduras inteligentes, cortinas, ar-condicionado.

Para simplificar as operações, a empresa pretende limitar a programação do software em até 20 gestos, por uma questão de memorização.

Outras empresas estão seguindo o mesmo caminho. A mineira Neocontrol, especializada em automação, também desenvolveu seu próprio software que permite comandar funções da “casa inteligente” através de gestos. “É uma ferramenta gratuita, que interage com a linha Module (mais sofisticada) e pode ser baixada diretamente do site”. Como a integração requer certo conhecimento na área, a dica é procurar um profissional especializado.

A solução, chamada de Neokinect, combina sensores de movimento e de postura para tornar a automação mais prática e intuitiva. “Além de interpretar a posição dos braços e das mãos, o sistema, através do Kinect, também reconhece quando o usuário senta ou levanta do sofá, por exemplo, abrindo novas possibilidades”. É possível programar o sistema de automação para apagar as luzes do ambiente, fechar as cortinas e ligar o TV assim que o morador encostar-se no sofá. Depois, ao levantar, o sensor de postura pode enviar um comando para pausar a reprodução do filme em Blu-ray e acender parte da iluminação. “O controle pode ser o seu próprio corpo”.

Kinect: mil e uma utilidades

Pouco mais de um ano após o lançamento comercial do Kinect, pode-se afirmar que o acessório já não pertence apenas ao mundo dos games. As primeiras aplicações inusitadas do uso do produto, que vendeu oito milhões de unidades no mundo em apenas 60 dias, começaram a aparecer no YouTube. Em pouco tempo, a própria mídia especializada internacional passou a noticiar o uso do Kinect por terapeutas em programas de reabilitação, como ferramenta de aprendizagem para crianças com autismo, ou comandando a rotina de robôs em indústrias e até em protótipos de residências futuristas.

Em outubro, dois jovens espanhóis, por exemplo, ganharam um concurso de aplicações para o Kinect recorrendo novamente à área médica. Através de gestos, os médicos têm acesso ao histórico dos pacientes sem precisarem sair da sala de cirurgia ou ter contato com telas de computador, teclados ou mouses, que podem ser fontes de contaminação.

Até o tradicional jornal americano The New York Times entrou na onda. Seu laboratório está desenvolvendo um espelho diferente, que mostra como está o tempo, as manchetes do dia e ainda interage com outros produtos, como smartphones.

Todas as informações são exibidas no próprio espelho após comandos de voz ou gestos do usuário. Pequenos movimentos nos braços (detectados por um Kinect embutido no protótipo) ajudam a escolher a função desejada ou a encontrar determinada notícia. A invenção, chamada de Reveal, ainda não tem data certa para chegar ao mercado. O mesmo acontece com a maioria das aplicações detalhadas aqui, que só devem ser desfrutadas pelo público nos próximos anos.

Animada com tanta criatividade, a Microsoft, criadora do Kinect, comemora os números. Segundo dados da empresa, o programa comercial piloto para novas aplicações do Kinect já foi solicitado por cerca de 200 empresas e 25 indústrias em mais de 20 países. Agora, é só esperar as parcerias!

MM LOGO 10

MM LOGO NOVO 2MM LOGO NOVO

21 97936116 / 21 91599957 – Wellington Christian

Anúncios

GOSTOU? COMENTE!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s