AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL

Publicado: 8 de agosto de 2012 em TECNOLOGIA E AUTOMAÇÃO

Automação vira atrativo em novos imóveis.

Apartamentos em ótima localização e preparados para automação, diz o anúncio de uma grande construtora. E detalhe: a automação aparece com o mesmo destaque dos outros itens, comprovando que se trata de um diferencial de respeito.

Com o mercado imobiliário repleto de empreendimentos (muitos deles parecidos entre si), a automação residencial vem se tornando a cereja do bolo das construtoras, principalmente na cidade de São Paulo. Torna-se, assim, o apelo que faltava para seduzir novos clientes à procura de soluções mais personalizadas.

O fenômeno é recente e acompanhou o barateamento dos sistemas de automação, cujo preço caiu até 60% nos últimos três anos. Com a difusão das soluções sem fio, tudo ficou mais simples e intuitivo, dispensando reformas e deixando os preços mais competitivos.

Painéis de parede tornam mais fácil o acesso aos recursos.

Da mesma foram que o ar-condicionado dos carros passou de opcional a item de série, o mesmo vai acontecer com os apartamentos com automação daqui a alguns anos.

Alguns sistemas utilizam controles portáteis, sem fio

Cuidado com os anúncios

Por trás dos folhetos dos apartamentos com automação existem diferenças que nem sempre saltam aos olhos dos compradores. Muitas vezes, a promessa da automação fica restrita à preparação da infra-estrutura básica (quadros e tubulações) para a instalação futura dos sistemas, mas isso não fica claro nos anúncios dos empreendimentos. Por isso, não deixe de visitar os apartamentos decorados, que são comuns nos lançamentos imobiliários de pequeno e médio porte, para tirar todas as suas dúvidas.

Nos empreendimentos mais recentes, esse cenário está começando a mudar. Quando anunciam unidades com automação, as incorporadoras costumam entregar, pelo menos, uma controladora, capaz de integrar até 12 dispositivos ao sistema. Na lista, podem estar os equipamentos do home theater, as cortinas e o ar-condicionado do living.

Os gastos com a compra e instalação de painéis, controles, cabos, dimmers e acessórios quase sempre ficam por conta dos clientes, que podem dar continuidade ao projeto contratando a mesma empresa selecionada pelo condomínio ou outra de sua preferência. Dá também para turbinar a automação do apartamento, adicionando funções e integrando todas as áreas.Não existem limites.

Controle automatizado de temperatura: a um toque dos dedos.

Além da controladora, alguns kits de automação previstos pelas incorporadoras adicionam controle remoto inteligente, roteador e os serviços de elaboração do projeto mais instalação, que são realizados por uma empresa parceira. Trabalhamos com diversos tipos de configurações. Certos projetos incluem central de automação e leitor biométrico na porta de entrada, outros, mais personalizados, trazem até dimmers para controlar a intensidade das luzes e painel no living, além de licença para comandar a inteligência por um iPad ou celular.

Painel de biometria: solução para controle de acesso

A biometria, sistema que faz leitura das impressões digitais para liberar o acesso à residência, começa a se tornar padrão em condomínios de luxo. A vantagem dessas soluções, além da segurança, é que o morador pode programar situações, para que elas ocorram sempre que ele chega em casa. Um executivo pode desejar que o leitor, além de abrir a porta da sua casa, acenda as luzes de um corredor que dá acesso ao quarto. Em casos mais extremos, pode inclusive deixar programado para que a banheira seja acionada para que a água já esteja na temperatura ideal no momento em que ele se dirigir para o banho. Nesse caso a segurança e o conforto andam juntos. “Na hora que você compreende que em automação a imaginação é o limite, o seu sistema passar a ser o gerente da sua casa, trabalhando para você da forma que desejar.

Com acesso biométrico o morador pode ainda cadastrar o chamado dedo do pânico. Esse, ao ser lido pelo sensor, dispara um alerta para uma central de segurança, que pode acionar a polícia, ou ainda um parente próximo que recebe um alerta por SMS e pode acompanhar a movimentação pelas câmeras IP.

Ainda na parte de acessos à residência, alguns moradores têm preferido adotar as fechaduras elétricas. Elas permitem, mesmo à distância, abrir a porta da residência. Uma pessoa que esquece algo em casa e pode pedir para um funcionário ir até lá pega-lo. Pelas câmeras ele monitora a chegada à residência e, mesmo sem estar lá, consegue abrir a porta para que o funcionário entre em determinado cômodo da casa.

Economizando na área comum

Diferente da automação dos apartamentos, que costuma seduzir os clientes quase sempre por conta do conforto e da segurança, o investimento em sistemas inteligentes para as áreas comuns tem outro objetivo: reduzir os custos do condomínio.

Mas de quanto chega a ser essa economia? Com o investimento num sistema de automação para a área comum de um empreendimento já pronto de quatro torres com 400 apartamentos se pagaria em menos de dois anos. Após esse período, o condomínio passaria a economizar 8% ao mês, ou até 15%, em casos de edifícios já preparados para automação.

A programação dos painéis pode ser personalizada

A automação da área comum prevê o comando de toda a parte de iluminação com a ajuda de sensores de luminosidade. O próprio sistema se encarrega de apagar as luzes durante o dia e acender quando escurece. No pacote, também estão o controle das bombas, a filtragem das piscinas e a irrigação dos jardins. Com a automação, a economia não se restringe à diminuição na conta de luz. O condomínio também reduz os gastos com a manutenção das lâmpadas, dos geradores e a contratação de profissionais responsáveis por serviços de rotina. Da portaria, através do monitoramento por câmeras, por exemplo, é possível até acender/apagar as luzes de locais estratégicos, como a sala de jogos ou de ginástica, de acordo com a circulação dos moradores.

aaa_thumb2 WCHRISTIAN ELETROTÉCNICA aaa_thumb2[4]

AUTOMAÇÕES

WCHRISTIAN GIF

SERVIÇOS ELÉTRICOS

Qualidade de energia e consultoria em economia de energia (ISO 50001)

.

Sempre respaldando nosso trabalho nas normas regulamentadoras.

lmpadapisca

CONTATO: 21 9793-6116 CADASTRE-SE E RECEBA NOVAS POSTAGENS

TWITTER – @tonchristian

[tweetmeme only_single=”false”]
Anúncios

GOSTOU? COMENTE!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s