DICAS DE SEGURANÇA DE EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS

Publicado: 8 de julho de 2012 em SEGURANÇA EM ELÉTRICA

 aaa_thumb2 PARA-RAIOS EXTERNOS

São projetados para proteger as edificações e, em parte, as pessoas que nelas estão. A sua função é levar a energia do raio com segurança para a terra. Sua instalação deve seguir norma específica (ABNT 5419:2001) por técnicos especializados. O para-raios externo não protege os aparelhos eletroeletrônicos, pois não elimina os surtos elétricos.

 

aaa_thumb2[4] ATERRAMENTO

O aterramento é a ligação elétrica intencional com a terra através de um fio condutor de segurança (fio terra) e hastes metálicas cravadas no solo. Na maioria das residências, o fio neutro também é condutor de segurança (esquema TNC da norma técnica) e é instalado e aterrado junto ao medidor de entrada de energia. Mas atenção, o fio terra, isoladamente, não protege o aparelho dos surtos elétricos.

aaa_thumb2[6] COMO PROTEGER SEUS EQUIPAMENTOS

Filtros de linha, estabilizadores e nobreak.

(O item 5.5 da NBR 5410:1997 – Proteção contra quedas e faltas de tensão regulamenta estas instalações.)

São utilizados em computadores e equipamentos eletrônicos que necessitem de um fornecimento de energia ininterrompível e estável. Também é possível proteger os equipamentos ligados a rede telefônica. Os filtros de linha eliminam ou atenuam apenas ruídos de radiofrequência e interferências eletromagnéticas geradas na própria instalação. Já os estabilizadores funcionam para minimizar variações lentas e pequenas de tensão na rede elétrica. A principal função do Nobreak é fornecer energia ininterrupta aos equipamentos, mesmo na ausência total de energia proveniente da rede elétrica.

lmpadapisca MAS ATENÇÃO: OS FILTROS DE LINHAS, ESTABILIZADORES E NOBREAK NÃO PROTEGEM TOTALMENTE OS EQUIPAMENTOS, POIS ELES NÃO OFERECEM PROTEÇÃO CONTRA OS SURTOS ELÉTRICOS.

DPS – DISPOSITIVO PROTETOR DE SURTO OU SUPRESSOR DE SUTO;

(O item 5.4.3 da NBR 5410:1997 – Sobre tensões de origem atmosférica regulamenta estas instalações.)

Um dos dispositivos disponíveis no mercado são os DPS, Dispositivo Protetor de Surtos. É um equipamento eletrônico que fica instalado junto ao quadro de distribuição central de rede elétrica, como se fosse um disjuntor, porém fica em paralelo com a rede elétrica da residência, não interrompendo a distribuição de energia em caso de mau funcionamento deste dispositivo.

Como o próprio nome diz, este dispositivo só protege as instalações contra os surtos, ou seja, quando uma descarga atmosférica incide direta ou indiretamente na rede elétrica que alimenta sua residência, a corrente induzida que atingiria os equipamentos, caso este não fosse utilizado, passa por ele.

São indicados para regiões onde a incidência de descargas atmosféricas é igual ou superior a 25 dias/ano e estão disponíveis para proteção de surtos de 8kA a 90kA

QUANDO OS APARELHOS NÃO POSSUEM PROTETORES ADEQUADOS, EM CASO DE TEMPESTADES, DESLIGA-LOS DA TOMADA É O MAIS RECOMENDADO.

Muitas réguas de energia possuem proteção contra surtos embutidos (chamados de filtros de linha), que normalmente fica identificado de forma clara no produto. No entanto, por vezes, réguas de energia que não fornecem proteção contra surtos são erroneamente confundidos como filtros de linha.

lmpadapisca INSTALAÇÃO DE INTERRUPTORES DIFERENCIAIS lmpadapisca

Interruptores diferenciais são obrigatórios nas instalações elétricas segundo a norma regulamentadora (NBR 5410), desde Dezembro de 1997.

Os interruptores diferenciais protegem as pessoas contra choques elétricos, desligando a energia quando uma fuga de corrente ou choque elétrico acontece.

aaa_thumb2 ELES DESARMAM ANTES QUE A PESSOA RECEBAM CHOQUE! aaa_thumb2

Eles são muitos parecidos com um disjuntor, mas realizam uma função completamente diferente. Os interruptores diferenciais são o maior aliado, quando o assunto é segurança para pessoas, principalmente crianças e idosos.

aaa_thumb2 WCHRISTIAN ELETROTÉCNICA aaa_thumb2[4]

AUTOMAÇÕES

WCHRISTIAN GIF

SERVIÇOS ELÉTRICOS

Qualidade de energia e consultoria em economia de energia (ISO 50001)

.

Sempre respaldando nosso trabalho nas normas regulamentadoras.

lmpadapisca

CONTATO: 21 9793-6116 CADASTRE-SE E RECEBA NOVAS POSTAGENS

TWITTER – @tonchristian

[tweetmeme only_single=”false”]
Anúncios

GOSTOU? COMENTE!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s