DICAS DE SEGURANÇA DE EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS 2 (EMERGÊNCIA CARDIORRESPIRATÓRIA)

Publicado: 8 de julho de 2012 em SEGURANÇA EM ELÉTRICA

Em Casa

Procure um técnico para executar serviços necessários nas instalações elétricas.
Quando fizer algum reparo na instalação elétrica ou notar curto-circuito, desligue o disjuntor ou chave geral. Observe também as distâncias de segurança.

Uma instalação elétrica é inadequada e insuficiente quando:
aaa_thumb2[38] O disjuntor desarma constantemente;
aaa_thumb2[40] As tomadas e condutores aquecem;
aaa_thumb2[42] Uma tomada é usada para vários aparelhos;
aaa_thumb2[44] São usadas extensões improvisadas;
aaa_thumb2[46] A ligação de um aparelho provoca queda de tensão;
aaa_thumb2[48] Lâmpadas ou aparelhos elétricos queimam com frequência.

Chuveiros, aparelhos de ar condicionado, geladeira e congelador e forno de micro-ondas devem ser ligados em circuitos exclusivos para cada equipamento.

aaa_thumb2 Instale sempre o fio terra.

aaa_thumb2[4] Leia sempre as instruções do fabricante antes de instalar aparelhos elétricos.

aaa_thumb2[6] Inspecione regularmente os circuitos e aparelhos elétricos. Fios desencapados podem causar fuga de corrente e choque elétrico.

aaa_thumb2[8] Nunca mexa no interior da televisão, mesmo que ela esteja desligada. Nunca mexa em aparelhos elétricos com as mãos molhadas ou com os pés em lugares úmidos.

aaa_thumb2[10] Ao trocar uma lâmpada, não toque na parte metálica. Não coloque facas, garfos ou quaisquer objetos de metal dentro de aparelhos elétricos ligados.

aaa_thumb2[12] Nunca instale antenas, nem manuseie vergalhões ou construa próximo às redes elétricas.

aaa_thumb2[14] Antes de construir obtenha autorização da prefeitura e consulte a Escelsa. Andaimes, sacadas, escadas e janelas próximos à rede são perigosos.

aaa_thumb2[16] Feche o registro do chuveiro ou da torneira elétrica antes de mudar a chave quente/frio, pois existe risco de choque.

aaa_thumb2[18] Jamais toque em circuitos ou equipamentos elétricos quando estiver com as mãos, roupas ou calçados molhados.

aaa_thumb2[20] Não ligue muitos aparelhos na mesma tomada através de "benjamins", pois isto provoca aquecimento nos fios, desperdiçando energia e podendo causar curtos-circuitos.

aaa_thumb2[22] Cuidado ao operar o cortador de gramas elétrico, observe o fio, não permitindo que ele seja atingido pelas lâminas de corte.

aaa_thumb2[24] Não use aparelhos elétricos se estiver na piscina, banheiro ou no chuveiro. Esta atitude deve ser observada para qualquer aparelho, inclusive telefones e interruptores.

aaa_thumb2[26] Desligue o ferro elétrico ao interromper o serviço, para atender à campainha, telefone ou dar uma olhada na TV.

aaa_thumb2[28] Evite encostar o ferro elétrico no fio da tomada, quando ele estiver em uso. O fio esticado demasiadamente causa curto-circuito no terminal do ferro. Passe a roupa próximo à tomada.

aaa_thumb2[30] Emendas no fio do ferro elétrico são perigosas.

aaa_thumb2[32] Se você tiver crianças em casa, cuidado! Evite que elas tenham contato com fios ou aparelhos e que também ponham os dedinhos na tomada. Use dispositivos de segurança para vedar aquelas tomadas ao alcance das crianças.

aaa_thumb2[34] Jamais coloque roupas na parte traseira da geladeira.

aaa_thumb2[36] Ao desligar um aparelho elétrico do circuito, puxe sempre pela tomada ("macho"), jamais pelo fio.

Na Rua

As empresas de energia estão empregando cabos de tecnologia avançada nas suas redes de distribuição. Esses cabos são protegidos, mas não isolados.
aaa_thumb2[50] Portanto, não toque com qualquer objeto que você esteja trabalhando.
aaa_thumb2[52] Não permita que seu filho solte pipas próximo à rede elétrica. Indique-lhe áreas livres.

aaa_thumb2[54] Não toque em fios caídos na rua. Com ajuda de outras pessoas você deve isolar o local e informar imediatamente à Central de Atendimento da Escelsa – 0800 390 196.

aaa_thumb2[56] Para plantar árvores na calçada consulte a prefeitura. Use sempre espécies de pequeno porte em locais próximos à rede elétrica.

aaa_thumb256 Para podar árvores peça apoio da prefeitura.

aaa_thumb256 Jamais suba em postes e estruturas da Escelsa. Há risco de vida.

aaa_thumb256 Evite caminhar nas ruas quando for constatada a falta de energia.

No Trabalho

aaa_thumb256 Não ligue ou opere equipamentos elétricos se não estiver familiarizado com o funcionamento deles.
aaa_thumb256 Não sobrecarregue as instalações elétricas. Elas devem ser projetadas e executadas de modo que seja possível prevenir perigos como incêndio e curto circuito devido ao superaquecimento dos fios.

aaa_thumb256 Somente profissionais qualificados através de cursos específicos e que estiverem instruídos sobre as precauções relativas ao seu trabalho, primeiros socorros, prevenção e combate de incêndio estão habilitados a realizarem trabalhos em instalações elétricas.

No Campo

aaa_thumb256 Antes de cortar galhos de árvores, verifique se estes não estão em contato com a rede elétrica. Se estiverem, chame a concessionária.
aaa_thumb256 Evite plantar árvores com a altura da rede elétrica. Plante árvores de pequeno porte.

aaa_thumb256 Evite caminhar abaixo da rede elétrica em dias de muito vento.

aaa_thumb256 Procure aterrar cercas que passam sob linhas elétricas na sua fazenda, chácara, sítio ou terreno.

lmpadapisca IMPORTANTE: Ao encontrar um cabo elétrico caído no solo:
aaa_thumb256 1. Não toque nos cabos e não deixe que ninguém se aproxime.
aaa_thumb256 2. Avise a concessionária imediatamente.
aaa_thumb256 3. Sinalize o local, fique atento para que ninguém se aproxime dos fios, principalmente à noite.

Reformas e Construções

aaa_thumb256 Tome cuidado ao manobrar máquinas de grande porte próximas à rede elétrica.
aaa_thumb256 Construa o andaime a uma distância segura da rede de energia elétrica.

aaa_thumb256 Barras de ferro, canos, arames, trilhos de cortina, suporte para luminosos ou fachadas e materiais metálicos devem ser mantidos a uma distância segura da rede elétrica. Tome muito cuidado com o manuseio deste tipo de material durante a carga e descarga de veículos para construções e reformas.

aaa_thumb256 Os responsáveis pela construção civil devem solicitar assessoria técnica e estudo de isolamento ou deslocamento da rede elétrica a fim de evitar acidentes por choque elétrico.

aaa_thumb256 Use somente materiais de qualidade nas ligações elétricas e sempre mantenha-os em bom estado.

AS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DEVEM SER FEITAS COM MATERIAL DE QUALIDADE E DE ACORDO COM AS NORMAS DA ABNT.

Rede Elétrica

aaa_thumb256 Ficar sem luz traz desconforto e insegurança. Com o avanço tecnológico o ser humano depende cada vez mais da energia elétrica e não se admite mais: andar em ambientes escuros, deixar de tomar banho morno, deixar de vender ou de produzir um produto, sentir calor excessivo ou ficar preso em um elevador. Estas situações nos deixam inoperantes e tensos.

aaa_thumb256 A maior parte dos desligamentos dos sistemas elétricos das empresas de energia são programados, para execução de serviços de melhorias no sistema elétrico e implantação de novas tecnologias.
aaa_thumb256 Estes serviços de manutenção repercutem na melhoria dos indicadores de qualidade, DEC – Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora e FEC – Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora.
aaa_thumb256 Os Indicadores de Qualidade, referentes ao Conjunto (área) onde está a sua unidade consumidora, são planejados, controlados e apresentados mensalmente na Fatura de Energia Elétrica.

aaa_thumb256 Os demais desligamentos do sistema elétrico das empresas de energia elétricas ocorrem devido a acidentes de trânsito com abalroamento de postes, temporais que causam danos a rede elétrica pela ação dos ventos, desmoronamentos e queda de árvores e acidentes por várias razões, inclusive queimadas, no Sistema Elétrico das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, que podem causar os apagões.

aaa_thumb256 As empresas de energia elétricas publicam semanalmente os avisos de desligamentos programados nos jornais de grande circulação e na Internet (em alguns casos panfletos, quando desligamentos locais).

lmpadapiscaPrimeiros Socorroslmpadapisca

Choque Elétrico

aaa_thumb256 O choque elétrico é a perturbação que se manifesta no organismo humano, quando este é percorrido pela corrente elétrica. A gravidade do acidente está ligada às características físicas da corrente e condições do acidente, tais como: natureza da corrente (contínua ou alternada); frequência; voltagem; resistência do corpo humano à passagem da corrente elétrica, que varia segundo as condições ambientais; percurso da corrente pelo corpo e tempo de duração da passagem.

aaa_thumb256 Existem três formas distintas de ocorrer o choque elétrico:

  • O choque estático acontece com o contato com equipamentos que possuem eletricidade estática, como por exemplo, um capacitor carregado.

  • O choque dinâmico é através do contato ou excessiva aproximação do fio fase de uma rede ou circuito de alimentação elétrico descoberto.

  • Através do raio, acontece o choque atmosférico que é o recebimento de descarga atmosférica.

aaa_thumb256 As manifestações do choque são: contrações musculares; comprometimento do sistema nervoso central, podendo levar à parada respiratória; comprometimento cardiovascular provocando a fibrilação ventricular – "parada cardíaca"; queimaduras de grau e extensão variáveis, podendo chegar até a necrose do tecido.

aaa_thumb256 Em caso de acidente com choque elétrico, a primeira atitude para socorro da vítima é desligar a corrente elétrica o mais rápido possível ou afastar a vítima do contato elétrico, utilizando material isolante elétrico seco (borracha, madeira, amianto etc.).

aaa_thumb256 O segundo passo é verificar o nível de consciência e sinais vitais; realize a ressuscitação cardiopulmonar, se necessário; cuide das queimaduras, se houver e providencie a hospitalização da vítima. Os casos mais graves causados por choque são a parada cardiorrespiratória e a queimadura.


Emergência Cardiorrespiratória

aaa_thumb256 A ressuscitação cardiopulmonar é um conjunto de manobras utilizadas para restabelecimento das funções circulatória e respiratória para preservar a vida. A parada cardiorrespiratória pode ser provocada pelo choque elétrico. As manifestações são inconsciência, parada respiratória e ausência de pulso em grande artéria.

aaa_thumb256 O socorrista deve certificar-se da parada cardiorrespiratória, observando a ausência de movimentos do tórax e pulso. Para o socorro, deve-se colocar a vítima de barriga para cima; afrouxar as roupas; abrir e desobstruir as vias aéreas, estendendo a cabeça da vítima; depois deve-se colocar a máscara (Pocket Mask) na face da vítima e fazer duas expirações firmes e profundas (de 1,5 a 2 segundos cada), de modo a expandir os pulmões.
aaa_thumb256 Se houver pulso arterial, mas não respiração, o socorrista deve fazer uma ventilação a cada 5 segundos (em caso de adulto), verificando o pulso frequentemente, até a presença de um suporte avançado.

aaa_thumb256 Na ausência de pulso, quando se tratar de um socorrista, fazer massagem cardíaca, comprimindo o tórax 15 vezes, alternando esse movimento com 2 ventilações, procurando manter uma frequência de 80 a 100 massagens por minuto. O socorrista deve verificar a eficiência da reanimação, após 5 ciclos de 15 por 2. Sempre procurando a presença de pulso.

aaa_thumb256 Caso haja dois socorristas que saibam fazer a massagem cardíaca, a ressuscitação cardiopulmonar deve ser feita utilizando o método de uma ventilação para cinco massagens. O socorrista que está ventilando deve, intermitentemente, palpar uma das carótidas por alguns segundos.

aaa_thumb256 Quando você não tem conhecimento do ocorrido e a vítima apresentar, concomitantemente, rigidez de articulação, pele fria e arroxeada, manchas hipostáticas e pupilas dilatadas, não deverá ser realizada a ressuscitação cardiorrespiratória.

aaa_thumb256 A ressuscitação cardiorrespiratória deverá ser finalizada quando as funções vitais retornar, na exaustão do único socorrista ou na presença de uma autoridade médica.

 

aaa PRESTAÇÃO DE SERVIÇOSaaa

Site Eletrotécnica

OFEREÇO MÃO DE OBRA PARA SERVIÇOS ELÉTRICOS:

AUTOMAÇÃO – MANUTENÇÃO – REPARO – LIGAÇÃO – CONSERTOS EM GERAL – GESTÃO

GIF MM CINZA

ELÉTRICA

*Oferecemos manutenção elétrica, eletrônica, gestão energética, Qualidade de energia e consultoria em economia de energia e automação.

Sempre respaldando nosso trabalho nas normas regulamentadoras.

LÂMPADA PISCA

CONTATO: (MANDE E-MAIL / 21 9793-6116 VIVO / 21 9159-9957 CLARO / 21 2639-4424) CADASTRE-SE E RECEBA OS POSTS (INFORMAÇÕES E NOVIDADES) SIGA-NOS NO TWITTER. – @tonchristian  INÍCIO

mm gif

aaa VEJAM ANUNCIO NO HOTFROG E OLXaaa

logo HOTFROG logo- OLX

ICONE - FACEBOOK GIF ICONE - ORKUT GIF FERRAMENTAS GIF

aaa A ecologia (responsabilidade ambiental) está em alta e todos estão buscando soluções viáveis para economizar energia e ao mesmo tempo ajudar o meio ambiente.

aaa Temos preocupação constante com o meio ambiente e a natureza, razão da busca de melhor aplicação de nossos serviços e tecnologia.

Atenciosamente, Wellington Christian

MASTER IN ENERGY BUSINESS

VERDE TERRA VERDE 2VERDE Earth verde

[tweetmeme only_single=”false”]
Anúncios

GOSTOU? COMENTE!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s