ATERRAMENTO

Publicado: 23 de janeiro de 2013 em MANUTENÇÃO

aaa ATERRAMENTOaaa


Um bom aterramento é o maior parceiro de uma instalação elétrica segura.

O aterramento é obrigatório segundo a norma regulamentadora das instalações elétricas de baixa tensão NBR 5410, sendo parte importantíssima de qualquer instalação elétrica.

Mas afinal, o que é aterramento?

De forma simples podemos definir aterramento como a prática de conectar aparelhos elétricos à terra, para que em caso de uma eventual fuga de corrente destes aparelhos, esta corrente escoe para terra, e não ponha em risco pessoas que tenham contato com tais equipamentos.

Obviamente que conectar aparelhos à terra não é tarefa simples. Esta conexão é feita com cabos e varas de cobre adequadas, precedida de estudos de solo, e medições com instrumentos específicos.

Só um profissional qualificado têm competência para efetuar um aterramento adequado.

Com o advento do computador, o aterramento tornou-se mais popular, porém é importante lembrar que não somente para o computador, mas para aparelhos como máquinas de lavar, geladeiras, e principalmente chuveiros, o aterramento é imprescindível.

É muito comum encontrarmos em muitas residências aterramentos feitos por pessoas não qualificadas, que acreditam que o simples fato de fincar uma vara de aterramento no chão já garante a proteção. Como dissemos, um aterramento adequado envolve: estudos de solo, medições específicas, material adequado, e o aval de um profissional qualificado.

É importante lembrar que se o condomínio já possuir aterramento, qualquer nova instalação deve ser conectada no mesmo, e não efetuar uma nova malha de terra.

Normas técnicas:

NBR13571 - Haste de aterramento aço-cobreada e acessórios.

NBR7089 - Refrigeradores, congeladores e aparelhos similares de LISO doméstico - Verificação das disposições para aterramento.

 

 

 

AAA LEG

aaa_thumb2 WCHRISTIAN ELETROTÉCNICA aaa_thumb2[4]

AUTOMAÇÕES

WCHRISTIAN GIF

SERVIÇOS ELÉTRICOS

Qualidade de energia e consultoria em economia de energia (ISO 50001)

.

Sempre respaldando nosso trabalho nas normas regulamentadoras.

lmpadapisca

CONTATO: 21 9793-6116 CADASTRE-SE E RECEBA NOVAS POSTAGENS

TWITTER – @tonchristian

SAIBA COMO ECONOMIZAR ENERGIA ELÉTRICA

LEIA MAIS SOBRE:

ILUMINAÇÃOMANUTENÇÃOSEGURANÇA EM INTALAÇÕES ELÉTRICAS

INFORMAÇÕES SOBRE ELETRICIDADETECNOLOGIA E AUTOMAÇÃOINFORMAÇÕES RELEVANTES

About these ads
comentários
  1. JOÃO BATISTA disse:

    gostei, mas gostaria de deixar meu simples comentario de algeum que preocupa com esse assunto e que para há poucao consenso quanto ao conceito e suas definições. pouco se entende o que ceve fazer de fato para amenizar as duvidas , o que não são poucas. ate porque as variações de medições variam muito de região para região. um pergunta simples: quanto de resistencia afinal de contas, deve ser tolerada para dizermos que uma casa está bem aterrada e como devemos medir de forma simples sem precisar honerar o orçamento? Obrigado.

    • WCHRISTIAN disse:

      Em condomínios e prédios deve-se procurar profissionais especializados, mas no caso de casa, residência: não faça, monte, aterramento, utilize o existente no padrão/relógio, e distribua em todas a redes ligando todos os eletroeletrônicos e chuveiros!
      Nesse caso a responsabilidade da qualidade do aterramento é da concessionária!

  2. Caros amigos, hoje em dia todos os equipamentos são automatizados, até as geladeiras, fogões e maquinas de lavar teen placas e painéis de controle, logo: Eles são sensíveis a todos os tipos de diferença de potencial (ddp)… Aconselho usarem filtros de linha, estabilizadores, no-brack, condicionador de energia e dispositivo DR!
    Atenciosamente, Wellington Christian.

  3. Josias Martins disse:

    Wellington,
    Em minha residência já sofri 2 queimas de equipamentos por raios próximos. Recentemente resolvi instalar alguns DPS (dispositivos protetores contra surtos) da eClamper. Eles desviam eventuais picos para a terra. Por isso é necessário um bom aterramento. No seu texto voce diz que se o condomínio já possuir aterramento, qualquer nova instalação deve ser conectada no mesmo, e não efetuar uma nova malha de terra. Porque não? Eu pensei em cravar várias novas hastes de 3 metros ao redor da casa e interligar tudo na malha existente. Vc vê algo contra?

  4. fabio disse:

    O aterramento da caixa de luz diminui a conta de energia?????????

    • Teóricamente não, mas em testes com medidores me cânicos, onde mede-se energia por indução, para o disco girar, mede-se entrada e saída, mas é muito arriscado.
      Mas o risco é enorme, aconselho a fazer redimensionamento de toda a instalação e distribuição, os eletrodomésticos novos são mais potentes e instalações antigas, defasadas aumentam em 40% a conta, e os maiores consumidores são motores e resistências, ar, geladeira e freezers, chuveiros e bombas (Compre com selo verde – 30% de economia) eles usam energia capacitiva, existem capacitores locais para serem instalados em tomadas, reduzem a conta em mais 20%.
      Quanto ao aterramento em todos os medidores a compania instala uma aste galvanizada de 60 centimetros e liga no neutro, aconselho substituir a aste por uma de cobre ou cobreada de 3 metros e ligá-la além do neutro, em todos os equipamentos eles já vem com tomadas tripinos ou com fios verdes, o aterramento faz parte das redes modernas. Espero ter ajudado!

GOSTOU? COMENTE!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s